Os passos para ter um site

Para ter um site na internet, são necessários algumas ações e procedimentos. Os passos são os seguintes:

1) Registro do domínio

Para ter um site é necessário primeiro registrar o seu endereço eletrônico (o popular www) . No Brasil a entidade responsável pela regulamentação e registro dos domínios é o Registro.br (www.registro.br).

Inicialmente realizamos a pesquisa e verificamos se o endereço que desejamos está disponível para registro.

Em caso positivo, você precisará cadastrar seus dados (pode ser pessoa física ou jurídica) e mediante o pagamento de uma taxa (hoje existem vários opções de pagamento e períodos), você ou sua empresa terão o direito de uso deste endereço pelo período que foi pago. 

2) Hospedagem do site

Feito o registro do domínio, o próximo passo é a contratação do serviço de hospedagem do site.

Trata-se dos recursos de infraestrutura necessários para manter sua página no ar, assim como na maioria das vezes, o serviço de e-mail personalizado com o endereço do domínio que foi registrado.

Estabilidade, espaço em disco, quantidade de caixas de e-mails, banda contratada são aspectos importantes e que devem ser avaliados no processo de escolha do provedor de hospedagem do seu domínio.

A existência ou não de um painel de controle facilita em muito a manutenção das contas de e e-mails (inclusão e exclusão).

Ter uma boa ferramenta estatística também é algo importante, afinal entendemos que ter um site é uma ação de marketing. Desta forma, avaliar o resultado desta ação é fundamental. Verificar qual seu tráfego diário, que tipo de conteúdo está sendo mais acessado, dentre outras informações, permite identificar o perfil do usuário que acessa seu site e assim direcionar você ou sua empresa em futuras ações de divulgação.

3) Site

O site em termos práticos é uma página virtual onde você ou sua empresa poderão divulgar seus produtos e serviços.

Também pode ser usado para apresentar notícias, fotos, vídeos, artigos, opiniões ou discussões sobre assuntos variados (um blog por exemplo).

Enfim, as possibilidades são infinitas, portanto planejar qual será o público alvo do site é primordial para se obter sucesso na internet.

Existem muitas opções disponíveis para montar o site. Algumas hospedagens disponibilizam ferramentas automatizadas para montagem dos sites, assim como você pode contratar o serviço especializado de uma agência.

Quando do primeiro contato com a Internet, o uso de ferramenta que permite a montagem automatizada do site pode ser até interessante, mas quando procuramos maiores resultados a contratação de uma agência digital ou profissional especializado, torna-se indispensável.

A explicação é simples para este pensamento: experiência.

Ou você gasta tempo aprendendo a tratar as informações que recebe e aprimora seu site, ou então deixa esta ação à cargo de alguém ou empresa que já passaram por estas situações.

Por Eduardo de Menezes Junior